segunda-feira, 24 de abril de 2017

APS - Análise de Livro Didático (Literatura Brasileira - Poesia)


Integrantes:
 Andreia Almeida Santos             R.A.: C599BH-5
 Elisa Ellen Silva                        R.A.: C6048F-0
Camila Rodrigues Januario      R.A.: T434CF-1
Cristiane Macedo da Silva      R.A.:  C70088-6
Desyrre Curtarello                 R.A.:  C70042-8
Marina Correia Dantas          R.A.: C68HEA-0  


O livro didático analisado é uma apostila do Sistema Positivo de Ensino, os autores são Nathalia Saliba Dias e Sergio Augusto Kalil; o capítulo analisado é o 7º. Romantismo: Poesia. 

Durante a análise, pudemos perceber que o conteúdo mobilizado dialoga com as demais manifestações literárias, como o Arcadismo, por exemplo. Os autores utilizam-se do período histórico no qual a escola literária em questão está inserida, para aproximar o aluno do contexto histórico da época.
Nesse período literário escolhido pelo grupo, pudemos observar fatores que ajudam no processo de ensino aprendizagem, como a linguagem do texto que, no caso, é de fácil acesso, fugindo dos padrões técnicos, bem como as figuras e as associações feitas pelos autores para aprofundar a bagagem cultural dos alunos, ampliando a capacidade de reflexão deles, fazendo com que associem a literatura com outras artes, como a pintura em óleo sobre tela do Alemão  Caspar David Friedrich “Paisagem na montanha e arco-íris” e “Caminhante contemplando o mar de nevoeiro”. Ambas são obras que desenvolvem o tema da solidão e da idealização. Na apostila, aparece também a obra “Lord Byron em seu leito de morte”, de Joseph Denis Odevaere, “na qual fica perceptível o cuidado do pintor em retratar o poeta em meio a um luxo helenizado, exótico, que remete à paixão de Byron pela Grécia e a sua luta pela independência desse país.”


O conteúdo da apostila é bem dividido, a linguagem é bem adequada ao público alvo, os autores relacionam seu conteúdo de acordo com a classificação???, aparecem citações com o contexto histórico do respectivo movimento literário, mostrando para o aluno sua importância, fazendo com que relacione o movimento literário com as demais artes e contexto histórico, para assim fazer uma reflexão quanto à personalidade de cada personagem das obras românticas. A apostila aborda a importância da vinda da Família Real para o Brasil e que, mais tarde, com a vinda de D.João VI, fundou-se em terras brasileiras uma “nova corte” portuguesa, onde fincaram raízes, trazendo elementos culturais lusos, o que reflete diretamente na literatura.
Os autores, além de destacarem as principais obras das gerações românticas, também fazem uma análise mostrando quais recursos e fragmentos os autores do movimento utilizaram para escrever. O capítulo intercala explicações e características das gerações românticas, com imagens e trechos das principais obras, deixando o capítulo mais leve para a análise do aluno.
Os exercícios presentes no capítulo misturam gramática e interpretação de texto, abordam as estruturas poéticas, interpretação explícita e implícita. No final do capítulo, aparecem questões dos principais vestibulares do país, para familiarizar o aluno e fazê-lo perceber que tais perguntas são de fácil resolução quando o conteúdo é passado de forma clara e contextualizado.
Os autores tiveram o cuidado de colocar músicas de artistas famosos no mundo Teen para fazer uma comparação com o conteúdo, o que além de aproximar ainda mais o aluno, torna a aula mais leve e desperta o interesse desses jovens pela a leitura. 

No final de cada explicação é lançado um desafio, deixando a critério do professor como será a abordagem, o que estimula a turma durante a as aulas. O uso de várias imagens da época, com cenas de novelas e filmes, músicas do mundo Teen atual, como NXZero e Lulu Santos, a presença de cores fortes, charges e tirinhas, todo esse enfoque tem como objetivo atrair a atenção do aluno, facilitando o processo de ensino aprendizagem e tornando a aula mais agradável e menos maçante.