UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
APS – Atividades Práticas Supervisionadas (Morfossintaxe)
Plano de Aula de Língua Portuguesa – 9º Ano.
Objetivo: Identificar e capacitar ao uso funcional de elementos gramaticais.
Conteúdo: Orações subordinadas substantivas – 2 Aulas.
|
1ª Aula (50 min.)
|
2ª Aula (50min.)
|
Fazer revisão acerca de período composto por subordinação.
Relembrar exemplificando que no período composto por subordinação, existe uma oração principal e outra subordinada a ela. (10 min.)
Explicar que a oração subordinada atua como o complemento que falta à oração principal ou como adjunto que lhe confere uma circunstância, podendo, ainda, modificar um termo da oração principal. (10 min.)
|
Aplicação de exercícios.
Passar uma lista de exercícios que exija do aluno as seguintes habilidades: transformação de períodos simples em períodos compostos por subordinação; identificação e classificação das orações subordinadas substantivas. (20 min.)
|
Apresentar as orações subordinadas substantivas.
Explicar que as orações subordinadas substantivas se iniciam por conjunções integrantes (que, se) e que podem exercer as seguintes funções sintáticas: sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo do sujeito, complemento nominal e aposto. (15 min.)
Expôr exemplos das regras que classificam cada oração subordinada substantiva em: subjetiva; objetiva direta; objetiva indireta; predicativa e completiva nominal, de acordo com a função que cada uma exerce. (15 min.)
|
Correção.
Verificar os resultados da turma oralmente, levantando questionamentos e problematizando as dúvidas, de modo que a resposta seja construída coletivamente. Em seguida escrever na lousa a resposta correta. (30 min.)
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário