quinta-feira, 24 de novembro de 2016

APS – Plano de Aula (Morfossintaxe)

                       UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
              APS – Atividades Práticas Supervisionadas (Morfossintaxe)     
       Plano de Aula de Língua Portuguesa – 9º Ano.
Objetivo: Identificar e capacitar ao uso funcional de elementos gramaticais.
Conteúdo: Orações subordinadas substantivas – 2 Aulas.
1ª Aula (50 min.)
2ª Aula (50min.)
  1. Fazer revisão acerca de período composto por subordinação.

  1. Relembrar exemplificando que no período composto por subordinação, existe uma oração principal e outra subordinada a ela. (10 min.)

  1. Explicar que a oração subordinada atua como o complemento que falta à oração principal ou como adjunto que lhe confere uma circunstância, podendo, ainda, modificar um termo da oração principal. (10 min.)

  1. Aplicação de exercícios.

  1. Passar uma lista de exercícios que exija do aluno as seguintes habilidades: transformação de períodos simples em períodos compostos por subordinação; identificação e classificação das orações subordinadas substantivas. (20 min.)
  1. Apresentar as orações subordinadas substantivas.

  1. Explicar que as orações subordinadas substantivas se iniciam por conjunções integrantes (que, se) e que podem exercer as seguintes funções sintáticas: sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo do sujeito, complemento nominal e aposto. (15 min.)

  1. Expôr exemplos das regras que classificam cada oração subordinada substantiva em: subjetiva; objetiva direta; objetiva indireta; predicativa e completiva nominal, de acordo com a função que cada uma exerce. (15 min.)
  1. Correção.

  1. Verificar os resultados da turma oralmente, levantando questionamentos e problematizando as dúvidas, de modo que a resposta seja construída coletivamente. Em seguida escrever na lousa a resposta correta. (30 min.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário