RELATÓRIO - LICENCIATURA/BACHARELADO
TEMA - A Aquisição da Linguagem
Aquisição da Linguagem na Primeira Infância
"O fato de as crianças, por volta dos três anos, serem capazes de fazer uso produtivo de suas línguas suscita a questão de como estas línguas são aprendidas, adquiridas."
Aquisição da Linguagem na Primeira Infância
"O fato de as crianças, por volta dos três anos, serem capazes de fazer uso produtivo de suas línguas suscita a questão de como estas línguas são aprendidas, adquiridas."
Raquel Santos
Iremos apresentar um breve panorama das teorias de aquisição de linguagem, Onde o objetivo é dar uma visão geral das teorias.
O EMPIRISMO
O empirismo é o conhecimento derivado da sua experiência ,e para as teorias impirista o inato forma associação dos estímulos, ou entre estímulos e respostas, de acordo com a base na similaridade e contiguidade.
O BEHAVIORISMO
Na visão de Skinner o behaviorismo propõe ser capaz de predizer e controlar o comportamento verbal que controlam o comportamento (estimulo , resposta e reforço). E está teoria tem um estímulo externo e provoca uma resposta externa do organismo.
O Behaviorismo tem um processo indutivo de aquisição, pois considera somente os fatos observáveis da língua, sem preocupar-se com a existência de um componente estruturador,organizador,que possa estar trabalhando junto com os dados na construção da gramatica de uma língua.
O CONEXIONISMO
O conexionismo é denominado de um novo associa mento tanto para o associacionismo quanto para o conexionismo, , entre os dados da entrada (input) e saída (output), e o conexionismo tenta analisar exatamente isso oque ocorre entre os dados da entrada e saída e está explicação é dada em termos neurais.
E o objetivo dos conexionistas é explicar os mecanismos que embasam o processo mental, e a língua é um exemplo desse processo as propostas conexionistas buscam a interação entre o organismo e o ambiente, assumindo a existência de um algoritmo de aprendizagem. E cada vez que um estimulo ativa, ao mesmo tempo, determinados neurônios, a conexão entre eles torna-se mais forte. essa conexão reforça e cria uma rede, de modo que, posteriormente, quando um desses neurônios recebe um estímulo.
O INATISMO
Nesta teoria, a ideia do conhecimento desenvolvido a partir das aprendizagens e experiências individuais de cada pessoa é desacreditado.todas as qualidades e capacidades básicas de conhecimento do ser humano já estariam presentes na pessoa desde o seu nascimento.Estas qualidades seriam transmitidas através da hereditariedade, em outras palavras, são características repassadas de pais para filhos por meio da herança genética.
O CONSTRUTIVISMO
Para SLOBIN o tipo de teoria inatista é considerada mecanismo pela aquisição da linguagem e é responsável também por capacidades cognitivas. e esse tipo de teoria, as crianças constroem a linguagem e serão aqui apresentadas duas verdades construtivas: cognitivas e interacionista.
O COGNITIVISMO
O cognitivismo enfatiza exatamente aquilo que é ignorado pela visão behaviorista: a cognição, o ato de conhecer , ou seja, como o ser humano conhece o mundo. Os cognitivistas também investigam os processos mentais do ser humano de forma científica, tais como a percepção, o processamento de informação e a compreensão.
O INTERACIONISMO
Os modelos teóricos de Vygotsky seguem condutas interacionistas, onde o processo de conhecimento é dinâmico e privilegia a interação entre o sujeito que busca conhecer o objeto e o próprio objeto a ser conhecido, estabelecendo-se entre ambos relações recíprocas que modificam tanto o primeiro quanto o segundo. No entanto, Vygotsky parece ter analisado de forma diferente o desenvolvimento das funções cognitivas, especificamente humanas, a partir de princípios interacionistas.
Ele também defende que as ideias não ocorrem por si mesmas, que surgem das atividades e que a atividade se define como tal na inter-relação entre indivíduos e meio. Ele considera que o indivíduo é um ser social e que constrói sua individualidade a partir das interações que se estabelecem entre os indivíduos, mediadas pela cultura, ou seja, a relação de ser como meio humano é condição para que ele se constitua como indivíduo.
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