sexta-feira, 13 de novembro de 2015

APS - Linguistica Geral (2º bimentre)

RELATÓRIO - LICENCIATURA/BACHARELADO
TEMA - A Aquisição da Linguagem


Aquisição da Linguagem na Primeira Infância 


"O fato de as crianças, por volta dos três anos, serem capazes de fazer uso produtivo de suas línguas suscita a questão de como estas línguas são aprendidas, adquiridas."
Raquel Santos


Iremos apresentar um breve panorama das teorias de aquisição de linguagem, Onde o objetivo é dar uma visão geral das teorias. 

O EMPIRISMO  

O empirismo é o conhecimento derivado da sua  experiência ,e para as teorias impirista o inato forma associação dos estímulos, ou entre estímulos e respostas, de acordo com a base na similaridade e contiguidade. 

O BEHAVIORISMO 

Na visão de Skinner o behaviorismo propõe ser  capaz de predizer e controlar o comportamento verbal que controlam o comportamento (estimulo , resposta e reforço). E está teoria tem um estímulo externo e provoca uma resposta externa do organismo.

O Behaviorismo tem um processo indutivo de aquisição, pois considera somente os fatos observáveis da língua, sem preocupar-se com a existência de um componente estruturador,organizador,que possa estar trabalhando junto com os dados  na construção  da gramatica de uma língua. 

O CONEXIONISMO

O conexionismo é  denominado de um novo associa mento tanto para o associacionismo quanto para o conexionismo, , entre os dados da entrada (input) e saída (output), e o conexionismo tenta analisar exatamente isso oque ocorre entre os dados da entrada e saída e está explicação é dada em termos neurais. 

E o objetivo dos conexionistas é explicar os mecanismos que embasam o processo mental, e a língua é um exemplo desse processo as propostas conexionistas buscam a interação entre o organismo e o ambiente, assumindo a existência de um algoritmo de aprendizagem. E cada vez que um estimulo ativa, ao mesmo tempo, determinados neurônios, a conexão entre eles torna-se mais forte. essa conexão reforça e cria uma rede, de modo que, posteriormente, quando um desses neurônios recebe um estímulo. 

O INATISMO 

Nesta teoria, a ideia do conhecimento desenvolvido a partir das aprendizagens e experiências individuais de cada pessoa é desacreditado.todas as qualidades e capacidades básicas de conhecimento do ser humano já estariam presentes na pessoa desde o seu nascimento.Estas qualidades seriam transmitidas através da hereditariedade, em outras palavras, são características repassadas de pais para filhos por meio da herança genética. 

O CONSTRUTIVISMO 

Para SLOBIN o tipo de teoria inatista é considerada mecanismo pela aquisição da linguagem e é responsável também por capacidades cognitivas. e esse tipo de teoria, as crianças constroem a linguagem e serão aqui apresentadas duas verdades construtivas: cognitivas e interacionista. 

O COGNITIVISMO 

O cognitivismo enfatiza exatamente aquilo que é ignorado pela visão behaviorista: a cognição, o ato de conhecer , ou seja, como o ser humano conhece o mundo. Os cognitivistas também investigam os processos mentais do ser humano de forma científica, tais como a percepção, o processamento de informação e a compreensão. 

O INTERACIONISMO  

Os modelos teóricos de Vygotsky seguem condutas interacionistas, onde o processo de conhecimento é dinâmico e privilegia a interação entre o sujeito que busca conhecer o objeto e o próprio objeto a ser conhecido, estabelecendo-se entre ambos relações recíprocas que modificam tanto o primeiro quanto o segundo. No entanto, Vygotsky parece ter analisado de forma diferente o desenvolvimento das funções cognitivas, especificamente humanas, a partir de princípios interacionistas.

Ele também  defende que as ideias não ocorrem por si mesmas, que surgem das atividades e que a atividade se define como tal na inter-relação entre indivíduos e meio. Ele considera que o indivíduo é um ser social e que constrói sua individualidade a partir das interações que se estabelecem entre os indivíduos, mediadas pela cultura, ou seja, a relação de ser como meio humano é condição para que ele se constitua como indivíduo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário