BACHARELADO - Projeto de Pesquisa
Marina Correia Dantas RA: C68HEA-0
Aquisição da Linguagem na Primeira Infância
Objeto de Pesquisa: Crianças em idade entre 3 e 5 anos que ainda não iniciaram educação formal. Observar como elas interagem com outras crianças e com adultos, com base nos estudos sobre aquisição de linguagem e do gerativismo linguístico (Chomsky).
Objetivos da Pesquisa: Observar e introduzir maneiras de adquirir a linguagem natural de forma mais ágil através de estímulos externos, em forma de brincadeiras. Desenvolver as relações sociais das crianças, pois é desta forma que elas conseguem aprimorar suas experiencias e aprendizado que ocorrem por meio destas interações. Mostrar que a convivência e estímulos recebidos na primeira infância é a principal influencia que teremos na vida e nosso conhecimento de "mundo".
Metodologia da Pesquisa: Usando recursos de mídias e interações participativas em eventos de interação social casual, gravação de áudio e vídeo para comparação dos elementos da fala e de aquisição da linguagem. Pesquisa sobre a influencia da fala na infância e sua aquisição com o conhecimento de mundo na vida adulta.
Bibliografia
BORGES, L. C.; SALOMÃO, N. M. R. Aquisição de linguagem: considerações da perspectiva da interação social. Psicol. Reflex Crit., Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 327-336, maio-ago. 2003. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/prc/v16n2/a13v16n2.pdf>. Acesso 11 de novembro de 2015.
SANTOS, Raquel. A aquisição da linguagem. In: FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à Lingüística – I. Objetos Teóricos. São Paulo: Contexto, 2002, p. 211- 226.
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