LICENCIATURA - Plano de aula
Desyrrê Curtarello da Silva RA C70042-8
Vinicius Silva Leal RA C577FG-2
Aquisição da Linguagem na Primeira Infância
Tema: Nós nascemos com a linguagem previamente programada. A criança deste sua primeira infância, até aproximadamente 6 anos aprende a língua natural com clareza. Dentro desse periodo pode-se notar algumas diferenças entre o que ela entende e o real do mundo.
Objetivos gerais: Através de videos de crianças em ambientes naturais pesquisar a falar em brincadeiras nessa face. Mostrar aos alunos que o modo de fala deles atualmente é fruto desta primeira infância. A criança nasce com a capacidade de fala e entendimento (significado) do mundo, estímulos e convivência vão influenciar a vida adulta (desde que este individuo tenha suas faculdades mentais em perfeito estado).
Objetivos específicos: Analisar material com o objetivo de pesquisar a fala e a interação do mundo infantil. Assim, apresentando aos alunos como nós adultos sempre fomos influenciados por nosso meio.
Recursos metodológicos: Gravações de voz e vídeo que os próprios alunos podem realizar e o professor também levara videos extraídos de mídias como novelas, videos, desenhos, seriados e internet.
Avaliação: Atividade para testar conhecimento e nível de aprendizado dos alunos.
Realizar um evento com tema infantil, ações e brincadeira para avaliar e concluir sobre o tema apresentado em sala.
Bibliografia:
BORGES, L. C.; SALOMÃO, N. M. R. Aquisição de
linguagem: considerações da perspectiva da interação social.
Psicol. Reflex Crit., Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 327-336,
maio-ago. 2003.
SANTOS, Raquel. A aquisição da linguagem. In: FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à Lingüística – I. Objetos Teóricos. São Paulo: Contexto, 2002, p. 211- 226.
Nenhum comentário:
Postar um comentário