segunda-feira, 21 de março de 2016

Projeto Bocage


1. Introdução


Muitos são os autores que fazem parte da Literatura Portuguesa que podem ser

estudados, entre eles é sempre interessante ressaltar a importância de Fernando Pessoa, que de

certa forma “popularizou” o gênero poesia e foi a porta de entrada para muitas pessoas ao

mundo da Literatura Portuguesa.

Neste trabalho procuramos apresentar um autor não tão reconhecido pelo público em

geral, mas não menos importante para o gênero da poesia, de uma forma diferente e que visa

principalmente alcançar os jovens (que muitas vezes não veem na poesia um gênero

interessante ou acessível).

______________________________________________________

2. Objetivos


Este trabalho foi dividido em dois objetivos principais, com o intuito de abranger duas

diferentes formas de estudo. No primeiro teremos os objetivos pertinentes ao Curso de

Licenciatura e no segundo ao Curso de Bacharelado.

sala de aula (Licenciatura), o outro usará os resultados obtidos como dados de pesquisa

(Bacharelado).

Os dois objetivos se completam pois enquanto um é usado como atividade prática em

2.1 Objetivo 1: Para o plano de aula

• Pesquisar os movimento literário e uma releitura das obras de Manuel do Bocage.

• Apresentar aos alunos novos horizontes literários e uma língua além do senso comum,

comparando a língua atual com a da época.

• Uma perspectiva da evolução social e influência na vida dos adolescentes.

2.2 Objetivo 2: Para pesquisa científica

• Pesquisar os movimento literário e uma releitura das obras de Manuel do Bocage.

• Apresentar o autor para novos leitores e como um autor a ser estudado;

• Criar formas diferentes de trabalhar a poesia, em confunto com as novas tecnologias de

comunicação social (Facebook, Blogs);

• Verificar novos tipos de interação entre o jovem internauta e a poesia clássica.

________________________________________________________

3. Justificativa


Incentivar uma busca no passado resposta para um presente adequado e um futuro

melhor é dever de todo educador.

Ao apresentar textos literários é possível ter compreensão da sociedade atual através

de modismos e costumes da época despertando o leitor para além do senso comum usando

ferramentas altamente conhecidas (como blog e facebook), podemos aproximar os dois

mundos de modo mais fácil e dinâmico de compreensão.

_________________________________________________________

4. Metodologia


O publico alvo deste trabalho serão alunos de 1o a 3oano de ensino médio (faixa etária

Contexto histórico; Característica do período literário; Autor e obras; comparação

Os textos apresentados serão do escritor do mesmo movimento (arcadismo), Bocage

Será criada um espaço no site de relacionamento Facebook onde serão postadas frases

Através do Facebook serão feitas comparações da linguagem atual utilizada na internet

(GIFs, memes) e o blog para difundir informações mais formais sobre o período e o autor

estudado.

Depois utilizaremos métodos de avaliação para verificar o quanto foi absorvido pelos

alunos em forma de participação desses leitores estudantes em debatesse mesas redondas.

Pesquisa e conclusão sobre o autor e análise de suas maiores obras e uma última prova escrita.

Em uma segunda fase, os dados coletados formarão parte de um relatório sobre a

influência da internet sobre os diferentes métodos de ensino.


Links:

BLOG: http://escrevendoomundounip.blogspot.com.br/
PÁGINA:https://www.facebook.com/#!/Bocage-Desbocado-236561886679204/

Nenhum comentário:

Postar um comentário