1. Introdução
Muitos são os autores que fazem parte da Literatura Portuguesa que podem ser
estudados, entre eles é sempre interessante ressaltar a importância de Fernando Pessoa, que de
certa forma “popularizou” o gênero poesia e foi a porta de entrada para muitas pessoas ao
mundo da Literatura Portuguesa.
Neste trabalho procuramos apresentar um autor não tão reconhecido pelo público em
geral, mas não menos importante para o gênero da poesia, de uma forma diferente e que visa
principalmente alcançar os jovens (que muitas vezes não veem na poesia um gênero
interessante ou acessível).
______________________________________________________
2. Objetivos
Este trabalho foi dividido em dois objetivos principais, com o intuito de abranger duas
diferentes formas de estudo. No primeiro teremos os objetivos pertinentes ao Curso de
Licenciatura e no segundo ao Curso de Bacharelado.
sala de aula (Licenciatura), o outro usará os resultados obtidos como dados de pesquisa
(Bacharelado).
Os dois objetivos se completam pois enquanto um é usado como atividade prática em
2.1 Objetivo 1: Para o plano de aula
• Pesquisar os movimento literário e uma releitura das obras de Manuel do Bocage.
• Apresentar aos alunos novos horizontes literários e uma língua além do senso comum,
comparando a língua atual com a da época.
• Uma perspectiva da evolução social e influência na vida dos adolescentes.
2.2 Objetivo 2: Para pesquisa científica
• Pesquisar os movimento literário e uma releitura das obras de Manuel do Bocage.
• Apresentar o autor para novos leitores e como um autor a ser estudado;
• Criar formas diferentes de trabalhar a poesia, em confunto com as novas tecnologias de
comunicação social (Facebook, Blogs);
• Verificar novos tipos de interação entre o jovem internauta e a poesia clássica.
________________________________________________________
3. Justificativa
Incentivar uma busca no passado resposta para um presente adequado e um futuro
melhor é dever de todo educador.
Ao apresentar textos literários é possível ter compreensão da sociedade atual através
de modismos e costumes da época despertando o leitor para além do senso comum usando
ferramentas altamente conhecidas (como blog e facebook), podemos aproximar os dois
mundos de modo mais fácil e dinâmico de compreensão.
_________________________________________________________
4. Metodologia
O publico alvo deste trabalho serão alunos de 1o a 3oano de ensino médio (faixa etária
Contexto histórico; Característica do período literário; Autor e obras; comparação
Os textos apresentados serão do escritor do mesmo movimento (arcadismo), Bocage
Será criada um espaço no site de relacionamento Facebook onde serão postadas frases
Através do Facebook serão feitas comparações da linguagem atual utilizada na internet
(GIFs, memes) e o blog para difundir informações mais formais sobre o período e o autor
estudado.
Depois utilizaremos métodos de avaliação para verificar o quanto foi absorvido pelos
alunos em forma de participação desses leitores estudantes em debatesse mesas redondas.
Pesquisa e conclusão sobre o autor e análise de suas maiores obras e uma última prova escrita.
Em uma segunda fase, os dados coletados formarão parte de um relatório sobre a
influência da internet sobre os diferentes métodos de ensino.
Links:
Nenhum comentário:
Postar um comentário