Plano de aula.
Disciplina:
Língua Portuguesa/ literatura.
Tema da aula:
Blog/pag. no facebook sobre arcadismo (literatura em Portugal no século XVIII), obras e sociedade.
Duração:
4 aulas (50 minutos de duração cada aula).
Publico alvo:
Alunos do 1º ano do ensino médio (faixa etária 14 anos aproximadamente).
Conteúdo:
Conteúdo histórico
- características do período literário
-autor e obra (A negra fúria ciúmes e Prazer. Efêmero)
-comparação com a língua atual e da época com as novas mídias
- características do período literário
-autor e obra (A negra fúria ciúmes e Prazer. Efêmero)
-comparação com a língua atual e da época com as novas mídias
Objetivo:
Apresentar novos horizontes literários e uma linguagem além do senso comum, comparando a língua escrita/ falada atual com a língua da época.
Mostrar a evolução da sociedade e a influencia em seu cotidiano.
Mostrar a evolução da sociedade e a influencia em seu cotidiano.
Justifica:
Incentivar o aluno a buscar no passado respostas para um presente adequado e um futuro melhor é dever de todo educador.
Ao trazer a literatura e texto consagrados e apontar compreensão da sociedade hoje através modos e costumes, dispersando o aluno para além das paredes escolares usando ferramentas altamente conhecidas ( como blog e facebook), podemos aproximar os dois mundos de modo dinâmico e de fácil compreensão.
Ao trazer a literatura e texto consagrados e apontar compreensão da sociedade hoje através modos e costumes, dispersando o aluno para além das paredes escolares usando ferramentas altamente conhecidas ( como blog e facebook), podemos aproximar os dois mundos de modo dinâmico e de fácil compreensão.
Metodologia e didática:
Os textos apresentados serão do mesmo movimentos (arcadismo), Bocage , apresentando ao aluno versões mais atuais e outras típicas do século XVIII, juntamente a dicionários e traduções dos próprios. Uso do Facebook.
Critérios de avaliação:
-Debate e montagem de um julgamento sobre autor e a sociedade da época ;
-Montar fórum no blog para que os alunos possam discutir sobre o assunto;
-Prova escrita;
-Prova oral.
-Montar fórum no blog para que os alunos possam discutir sobre o assunto;
-Prova escrita;
-Prova oral.
Bibliografia:
Massaud Moises : A literatura portuguesa, Cutrix 36º Ed . /2008.
Cereja Willian , Cocha Tereza: Literatura portuguesa, Atual 3º Ed./2009.
Saraiva José Antôni: Iniciação a literatura portuguesa, Comp. Das Letras 2º Ed./2001.
Cereja Willian , Cocha Tereza: Literatura portuguesa, Atual 3º Ed./2009.
Saraiva José Antôni: Iniciação a literatura portuguesa, Comp. Das Letras 2º Ed./2001.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir
ResponderExcluirSobre a Interação entre a Literarura e as Midias Sociais
Podendo a partir dos debates realizados pelos alunos analisar a influencia que uma midia social pode exercer no ensino e compreensão da literatura para todas as pessoas.
As midias sociais fazem importante parte da vida de nossa sociedade atual. Sendo assim é necessário no a criação de novas formas de ver a literatura e diferentes maneiras de leitura de um texto.
As midias sociais não apenas são uma distração ao qual o educador muitas vezes deve lutar contra, mais yma ferramenta a ser explorada.